%%% Template para anotações de aula
%%% Feito por Daniel Campos com base no template de Willian Chamma que fez com base no template de Mikhail Klassen
\documentclass[12pt,a4paper, brazil]{article}
%%%%%%% INFORMAÇÕES DO CABEÇALHO
\newcommand{\workingDate}{\textsc{\selectlanguage{portuguese}\today}}
\newcommand{\userName}{PDCO6A}
\newcommand{\institution}{UTFPR-AP}
\usepackage{researchdiary_png}
\begin{document}
\begin{center}
{\textbf {\huge Atividade Prática 1}}\\[5mm]
{\large Daniel Campos} \\[5mm]
\today\\[5mm] %% se quiser colocar data
\end{center}
\section{Resumo}
Do que se trata o problema a ser resolvido? Faça um breve resumo descritivo do que foi feito. Por exemplo: "Essa atividade envolveu a produção e tratamento de um áudio curto gravado em formato de sinal digital. Os dados foram processados em Matlab com visualização gráfica do sinal em função do tempo e do espectro de frequência do sinal original e de suas modificações. Os sinais sofreram variações do espectro conforme algumas transformações foram aplicadas." Fique a vontade para expandir o resumo de forma que quem ler saiba tudo o que você fez de forma resumida, então é importante colocar tanto elementos do método, quanto dos resultados e da discussão. Obviamente meu exemplo está superficial e você deve expandi-lo.
\section{Requisitos do Projeto}
O que foi pedido para fazer? Crie uma lista/tabela dos itens que deveriam ser feitos. Aqui é uma espécie de objetivos.
\section{Métodos e Técnicas}
Aqui você deve explicar que técnicas foram usadas, de forma teórica e prática. Por exemplo, usou Fourier? Qual é o conceito por trás disso? Quais são as funções que executam? Aqui você pode intercalar partes de código com teoria e também trazer fluxogramas/diagramas explicativos da forma como o problema foi resolvido.
%% para citar no texto, use \textcite{citacao} para ficar no formato Fulano (Ano), ou use \cite{citacao} para citar no formato (FULANO, Ano)
Segue alguns exemplos de como utilizar citações. Segundo \textcite{citacao-exemplo}, a teoria é importante para criar a prática \cite{citacao-exemplo}. As referências são colocadas no arquivo referencias.bib.
\par
Aqui vai um exemplo de uma equação utilizando um enviroment (que podem ser usados para criar listas/tabelas/figuras etc):
\begin{equation}
\label{eq:sub}
y[n] = x[Mn]
\end{equation}
onde $y$ é a saída do sistema, $x$ é a entrada e $M$ é um fator de subamostragem. Veja que é preciso utilizar \$ para escrever variáveis e equações ao longo do texto. É possível referenciar a figura se você criou um label no enviroment, então posso falar "Figura \ref{eq:sub}" sem realmente precisar numerar ela no texto.
\subsection{Subseção dos métodos}
Também é possível fazer subseções. É recomendável para organizar o texto.
É possível inserir figuras também. Lembre-se sempre que é importante que a Figura seja OU uma figura própria OU deve ser referenciada. Se for utilizada de uma fonte externa, procure figuras de qualidade. Se for criar Figuras, utilize softwares apropriados (Visio, Corel Draw, Inkscape, etc); É importante que a figura esteja em formato vetorial (por exemplo, o LaTeX trabalha bem como figuras em formato pdf).
\par A Figura \ref{fig:exemplo} é uma imagem com o logo da UTFPR. O [!htb] indica a ordem se preferência de onde a figura está, ! tenta deixar a imagem no melhor lugar para o texto ficar organizado, h é here (na mesma posição), t é topo da página e b é bottom (a parte inferior). Na dúvida, se estiver ficando muito feio com o [!htb] coloca [t] que evita que a figura fique fora de lugar.
\begin{figure}[t]
\centering
\caption{Figura exemplo: logo da UTFPR.}
\includegraphics[width=0.5\textwidth]{logo_utf.png}
\caption*{Fonte: Autoria própria.} %% isso é levemente uma gambiarra, mas funciona para o propósito desse template.
\label{fig:exemplo}
\end{figure}
\section{Resultados e Considerações}
Aqui você deve colocar todas as figuras resultantes, incluindo a discussão sobre o que foi observado e suas considerações;
%%% as referências devem estar em formato bibTeX no arquivo referencias.bib
\printbibliography
\end{document}